Mulher Aspirina


Beija Sapo
fevereiro 17, 2010, 6:23 pm
Filed under: 2010, Blog, Comportamento, Humor
Período carnavalesco, folia em alta. O carnaval é uma das festividades mais esperada do ano em todo o Brasil. As capitais lotam, ficam cheios de turistas, gente bonita que se mistura em meio a multidão para curtir o som dos trios elétricos e dos blocos carnavalescos. A sensualidade, sem dúvida toma conta dos corpos e da cabeça das pessoas. Pouca roupa, corpos esculturais e muito calor, deixa qualquer um com o sexo à flor da pele. Ainda mais sendo o carnaval uma comemoração que permite toda e qualquer forma de liberdade e até libertinagem.

Mas o que parece banal nem sempre é inofensivo aos nossos olhos. Todo mundo fala de beijo, mas esquecem que essa ação tão comum e rotineira e porque não dizer necessário entre nós, pobres mortais, pode trazer perigos à nossa saúde.
Segundo Charles Darwin, o beijo era uma evolução das mordidas que os macacos davam no parceiro nos ritos pré-sexuais. Há também quem diga que o beijo pode ter surgido das lambidas que os homens das cavernas davam em seus companheiros em busca de sal. Ou ainda uma variante de um gesto de carinho das mulheres das cavernas que mastigavam o alimento e o colocavam na boca de seus bebês.
O que muita gente não sabe é que o beijo é uma porta de entrada para uma séries de doenças causadas por vírus ou bactérias.

veja a lista de algumas doenças que podem ser transmitidas através do beijo
  1. cárie: causada por bactérias. Prevenção: boa higienização, escovação dos dentes e limpeza com fio dental.
  2. gengivite: inflamação da gengiva que, quando não tratada, evolui para um quadro de periodontite. Gengivas vermelhas e sangrantes, raramente dolorosas, caracterizam a doença.
  3. hepatite: há risco de transmissão do tipo B da doença, caso haja lesões e feridas na mucosa bucal.
  4. herpes: o vírus pode ser transmitido mais facilmente na fase aguda, quando está em plena atividade e deixa a boca cheia de pequenas bolhas.
  5. candidíase: conhecido como sapinho, apresenta-se com áreas brancas na mucosa que, quando raspadas, deixam a região vermelha e sangrante.
  6. mononucleose: conhecida como doença do beijo, apresenta pequenas manchas vermelhas no céu-da-boca. Provoca o aumento do volume dos gânglios. Estes sinais costumam aparecer após um mês do contágio.

Bem, como a moda é “beiçar muito”, segundo os jovens e, principalmente nesse período carnavalesco, quero alertar especificamente sobre a herpes labial, que é mais comum entre a moçada e afeta qualquer classe social. Uma forma de previnir a aquisição de algumas dessas doenças é a abistinência. Tudo bem, isso parece piada, então fique atento para alguns sinais de perigo:

  • Evite beijar muitas pessoas num curto período de tempo;
  • Caso seu parceiro(a) esteja com lesões na boca ou bolhinhas, que muitos costumam dizer, “foi o sol”. E foi o sol mesmo, porque o calor favorece o aparecimento do hespes labial, mas nesse caso o indivíduo já está contaminado com o vírus, ou seja, não é porque você se expôs ao sol por bastante tempo que ela irá surgir. Pessoas leigas falam que a culpa é do sol mas elas não se dão conta que já estão contaminadas;
  • Se você ou seu parceiro(a) estiver com aftas e/ou gengivite, trate-as tão prontamente. Essa condição favorece a entrada de microroganismo devido à sensibilização da mucosa;
  • E uma das doenças que não foi citada na lista, até porque ainda é meio polêmico sobre o beijo transmitir o vírus HIV ou não. Mais aí vai uma dica: o risco de transmissão aumenta em pessoas que usam piercing na língua ou lábios, onde os mesmos não tiveram uma boa cicatrização. CUIDADO! Quem vai te garantir? Lembrem-se que as lesões sangram. Se tem sangue, pode haver o HIV.
  • Mantenha uma boca saudável, livre de lesões, com bom hálito. Para que ocorra uma transmissão de doença é necessário que ocorra uma combinação de carga infectante de um dos indivíduos e uma baixa resitência do outro.
  • Atenção redobrada é o mais importante. Divirtam-se e bom carnaval, não esqueçam da camisinha!!!
Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Encalhada na copa?…

Olá! Vim deixar meu oi e convidá-los a dar um pulinho no #ManualdasEncalhadas Beijoooos…

Trackback por Manual das Encalhadas




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: